sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cultura Afro-brasileira

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira 

Sobre a valorização da cultura brasileira, que atividades / ações didático-pedagógicas podemos desenvolver no âmbito da sala de aula?

5 comentários:

Nilton - Toledo disse...

Que legal, blog já construído e criado - Parabéns.

Malu Sorrentino disse...

Olá Iria, parabéns pela escolha do tema. Ainda temos um longo caminho a percorrer para desmistificar pré-conceitos e criar uma sociedade mais justa e humana.

Abraços,
Maria Lucia

Unknown disse...

Hello there Iria...incluir a cultura afro no âmbito escolar é o início do longo caminho que temos a percorrer...o contato com esta cultura pode possibilitar um melhor entendimento das injustiças sofridas desde o período colonial até os dias de hoje. Como sugestão, há um site totalmente voltado aos afro-descendentes
http://www.africaresource.com/
O site é em inglês, mas pode ser explorado junto com o professor de língua inglesa.

prof. José Odécio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
prof. José Odécio disse...

Olá professora Iria.
Tenho percebido que aprofundar o conhecimento teórico sobre os diferentes aspectos da cultura, através de textos, vídeos é uma atividade de fundamental importância para a sua valorização. A complementação através de atividades práticas, porém, como: exposições de pintura, apresentações de danças, músicas e o preparo de pratos típicos da culinária pelos próprios alunos em momentos específicos com a participação dos pais e de toda a comunidade escolar, dão outra dimensão à valorização dos conhecimentos adquiridos;